terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bases de Dados

Uma base de dados é um conjunto de registos dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informações. Esses dados estão à disposição de utilizadores para uma consulta, uma introdução ou actualização assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim, a sua manutenção e acesso é feito através de um software.
A vantagem essencial da utilização de bases de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente, resposta rápida aos pedidos de informação, flexibilidade, integridade e melhor gestão da informação. A principal e mais significativa desvantagem dos sistemas de gestão de base de dados é o seu custo. A má concepção de uma base de dados tem consequências nefastas numa organização.
Alguns exemplos de bases de dados são: PÁGINAS AMARELAS, SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas), CÓDIGOS POSTAIS, etc.


O SIGE serve para apoiar a Direcção das Escolas, tornando-as um local mais seguro, mais aprazível e mais eficiente. O sistema é baseado na atribuição a cada utilizador de um cartão multifunções. Quando o aluno chega à escola, apresenta o seu cartão no monitor de entrada e o porteiro fica com a informação; serve também como cartão de Multibanco, podendo os alunos ir ao bar, papelaria, refeitório e secretaria da escola.
Aos Pais e Encarregados de Educação é-lhes dada uma palavra passe para em casa através da Internet poderem controlar as faltas, o saldo da conta e também a compra das senhas para as refeições.
Tudo isto é possível graças ao Computador e ao uso da Internet.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Retrospectiva


O curso de Animação Sociocultural promovido pela Associação Cultural, Recreativa e Social de Samuel foi como uma porta que se abriu. Gosto do curso no geral e dos temas abordados, são actuais e interssantes, mas tenho muitas dificuldades com as novas tecnologias. Estou no curso há um mês e gosto bastante das novas instalações, no Centro Paroquial de Samuel. É simbólico, sossegado e transmite-nos paz interior.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O telemóvel e eu

O meu telemóvel é da rede Vodafone, é da marca SHARP preto e dourado. Escolhi esta rede pelo motivo de ter mais familiares e conhecidos com esta rede. Utilizo para fazer e receber chamadas, raramente mando mensagens e, quando mando escrevo português correcto. Com o decorrer dos anos o telemóvel tem vindo a assumir um papel de relevo no dia a dia das pessoas e no mundo empresarial. Tem-se vindo a investir na redução das suas dimensões e peso e também no aumento da sua autonomia, temos telemóveis com Internet, televisão, rádio, MP3, GPS, jogos, SMS, MMS, etc. Como todas as tecnologias tem o seu lado positivo e negativo, a rede fixa tem vindo a perder clientes, muito nocivo para o ambiente quando abandonado, emitem radiações muito prejudiciais à saúde sendo as crianças as mais vulneráveis, como o cancro, aneurisma acústico. Deixou de haver privacidade, onde quer que estejamos estamos sempre contactáveis mas, apesar de tudo o telemóvel é um mal necessário nos dias de hoje.